ESPIRITICAMENTE,
COMO SE EXPLICARIA A TRAGÉDIA DE SANTA MARIA?
*José Reis Chaves
Há
pessoas dizendo que a tragédia de Santa Maria foi porque as vítimas
faziam culto ao diabo.
Em
que as vítimas teriam prejudicado Deus, imutável que é, para que
Ele se vingasse deles, seus pais, irmãos, amigos, colegas e todo o
Brasil? Esse conceito antigo e mitológico de Deus dessas pessoas
cria ateus, conceito esse que está longe do de Deus Amor e Pai
ensinado por Jesus!
O
pecado está para Deus como o crime está para a lei. O pecado é
contra Deus, mas é o nosso próximo que sofre, e, por conseqüência,
o autor do pecado. E o crime é contra a lei, mas é a vítima que
sofre. Aliás, se Deus sofresse com o pecado, Ele seria o ser mais
infeliz. Mas mesmo que Deus sofresse com o pecado, por ser Ele Amor
(1 João 4: 8), jamais Ele se vingaria de alguém.
A
lei de causa e efeito (carma, lei da reciprocidade, do retorno etc.)
é inexorável. Ela está na Bíblia e em todas as outras escrituras
sagradas e não é castigo de Deus, pois somos nós mesmos que a
manipulamos com o nosso livre-arbítrio. E essa palavra castigo
deriva-se do verbo latino “castigare” (purificar). Daí também o
vocábulo castidade (pureza). Mas ninguém deixará de pagar tudo até
o último centavo. (Mateus 5: 26). Porém colhido todo o seu mal
semeado, o semeador fica purificado e não vai pagar mais nada, o que
joga por terra, totalmente, as chamadas “penas eternas”. E há
outra maneira de nós nos purificarmos: fazendo o bem. “Uma boa
ação encobre multidão de pecados.” (1 Pedro 4:8). “Perdoados
lhe são seus muitos pecados, porque ela muito amou.” (Lucas 7:
47). Vale a pena, pois, nós nos purificarmos com a prática do bem.
E jamais há um determinismo inevitável de sofrimento, pois o nosso
livre-arbítrio pode mudar as coisas. E “quem não for pelo amor,
vai pela dor.” (Dito espírita).
A
lei de causa e efeito é uma disciplina que nos ajuda em nossa
evolução moral, pois, com ela, vamos aprendendo que vale mesmo a
pena praticarmos o Evangelho ou a Doutrina Espírita, cuja moral é a
mesma do excelso Mestre. E a colheita não é só de dor, mas também
de felicidade. Há também o chamado carma-crédito, isto é, aquele
em que o indivíduo sofre sem culpa, o que se torna um crédito para
ele em sua caminhada evolutiva. É possível, pois, que haja entre as
vítimas de Santa Maria, as quais, antes de reencarnarem, possam ter
escolhido aquela prova de carma-crédito, com o objetivo de
acelerarem sua evolução, o que se pode aplicar também aos seus
entes queridos sofredores. O sofrimento de Jesus é um
exemplo
disso que O glorificou diante de Deus. (Lucas 24: 26). E esse carma-
crédito é até um dos motivos por que Jesus nos ensinou que não
devemos julgar ninguém.
E
não concluamos de tudo isso que Deus goste de nosso sofrimento, pois
Ele não é sádico! “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele
dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do
fogo.” (1 Coríntios 3:15). Apenas há a colheita do sofrimento na
contabilidade da justiça divina cármica, o que nos purifica e nos
faz lembrar-nos do Purgatório e da Doutrina da Satisfação da
Teologia Católica. E purificado o espírito, ele se torna plenamente
feliz!
*Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às
segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO, pode
ser lida também no site www.otempo.com.br
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está liberada para publicações. O autor ficará grato pela citação nelas
de seus livros: “Presença Espírita na Bíblia“, Ed. Chico
Xavier em Parceria com a Ed. Sinal Verde, SP; “A Face Oculta das
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