FIÉIS
AO ESPIRITISMO CIENTÍFICO, MAS NÃO AO SEU LADO EVANGÉLICO
*José Reis Chaves
Como
ensina Kardec, a doutrina dos espíritos caracteriza-se por três
aspectos: Ciência, filosofia e religião. Cada espírita se encaixa,
pois, na doutrina de acordo com seu nível de instrução. Mas hoje,
há duas correntes nele, uma que se prende ao seu aspecto
científico-filosófico, e a outra que está mais voltada para o seu
lado religioso e que é mais numerosa.
Mas
é óbvio que um espírita religioso pode se interessar também pelos
aspectos científicos e filosóficos do espiritismo, e vice-versa, um
espírita cientista pode também se interessar pelo seu aspecto
religioso, o que faz engrossar ainda mais a fileira maior dos
espíritas religiosos
Porém
Kardec adverte que a religião espírita é diferente das outras
religiões, pois ela não tem rituais, sacerdotes e hierarquias, e
adora Deus em Espírito e verdade, como ensina o excelso Mestre.
(João 4: 23). E Kardec afirma que denominou o espiritismo de
religião, porque ele não tinha uma palavra melhor para expressar o
que ele queria dizer. E esclarece que o espiritismo é religião no
sentido de ter uma ética e uma moral que são as mesmas do evangelho
do Mestre dos mestres. E o mestre lionês acrescenta que o
espiritismo tem bases fundamentais de religião, nesse sentido da
ética e da moral evangélicas, e que, respeitando todas as crenças,
tem como um de seus objetivos criar sentimentos religiosos nas
pessoas que os não têm, e fortalecer
esses sentimentos nas pessoas que já os possuem.
(Kardec, “O Livro dos
Médiuns”, Capítulo III, Do Método, Item 24, Ed. FEB, Rio de
Janeiro, RJ, 2.000). Para
Kardec, a doutrina espírita é para todas as religiões, não
pertencendo, pois, particularmente, a nenhuma religião. Daí que ele
até recomenda que ninguém deixe a sua religião. (Revista Espírita
de fevereiro de 1862).
E
ainda, eis o que ele disse no discurso em reunião pública, na noite
de 1-11-1868, na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas,
conforme
a “Revista Espírita” de dezembro de 1868:
“O
espiritismo é uma religião e nós nos ufanamos disso.”
Os
adeptos da doutrina dos espíritos, geralmente, não são
fundamentalistas. Mas os da corrente científica, mesmo sendo muito
espiritualistas, são pessoas irreligiosas, aumentando a fileira dos
sem religião e dos materialistas, o que é meio estranho para o
espiritismo. E se a doutrina dos espíritos adota a ética e a moral
do evangelho do Nazareno, nós temos que estudar e muito o evangelho,
para que possamos conhecer bem a sua ética e a sua moral,
familiarizando-nos bastante com elas, para que possamos, assim, ter
mais facilidade para as assimilarmos e as pormos, então, em prática
na nossa vida.
De
tudo isso se conclui que as casas espíritas estão mais do que
certas em promover com intensidade suas palestras evangélicas, mesmo
porque isso pode fazer parte, também, da corrente espírita
científica, já que o estudo do evangelho e da Bíblia em geral não
deixa de ser também parte dum estudo histórico. E História é
também ciência!
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*Obs.:
Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de
Belo Horizonte, O TEMPO, pode ser lida também no site
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