quinta-feira, 1 de outubro de 2009


POLÍTICA DOS EUA PREJUDICA HONDURAS.



A congressista republicana Illeana Ros-Lehtinen (foto) anunciou que visitará Honduras na próxima semana para reunir-se com o presidente interino Roberto Micheloetti, e com altos funcionários de seu governo.

Ros-Lehtinen, que apóia Micheletti, tem criticado o deposto presidente Manuel Zelaya por este ter desatado a crise política nesse país centro-americano e pediu ao presidente Barack Obama que apóie Micheletti, designado presidente pelo Congresso em substituição a Zelaya.

A congressista pela Florida, nascida em Cuba e membro do Comitê de Relações Internacionais da Câmara de Representantes, disse que em Honduras planeja analisar “como a política norte-americana está socavando as aspirações democráticas do povo hondurenhos e os interesses comerciais e de segurança nacional dos Estados Unidos".
Além de encontrar-se com Micheletti, a congressista deverá reunir-se com o ministro de elações Exteriores do governo, Carloos López Contreras, o cardeal Oscar Andrés Rodríguez e com empresários e comerciantes americanos que vivem em Honduras e, por fim, com funcionários da Embaixada dos Estados Unidos.

“Estou viajando a Honduras para fazer minha própria análise da situação lá e da situação em que se encontram os interesses americanos, tendo em vista a manobra dos Estados Unidos focada em Zelaya”, disse a congressista num comunicado. Ros-Lehtinen apresentou ao Congresso dos Estados Unidos uma resolução no dia 17 de setembro passado reivindicando o reconhecimento pelo legislativo americano das eleições que ocorrerão em Honduras no próximo mês.

Até o momento 28 congressistas aderiram à iniciativa de Ros-Lehtinen HR749 (de apoio às eleiçções), considerada como a melhor ferramenta para resolver a crise política de Honduras. A iniciativa conta com o apoio do parecer legal da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que reconhece que a destituição de Zelaya foi legal. Do site do jornal El Heraldo de Honduras. – Em espanhol – tradução livre.

Transcrito do Blog do Aluízio Amorim: http://aluizioamorim.blogspot.com

Comento:
Felizmente, mais uma voz se levanta em defesa da pequena e brava Honduras, que continua resistindo, embora com extrema dificuldade, a voraz e injustificável perseguição que lhe é movida.
Verifica-se, também, embora timidamente, que alguns elementos da mídia começam a tratar o atual governo hondurenho com mais respeito. Respeito que o governo legítimo de Honduras merece e a inteligência e discernimento do nosso público também.



Nenhum comentário: