sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Tubarão.


Eis um animal que não pode parar de nadar. Se parar morre asfixiado.

Assim é a economia capitalista. Não pode parar o consumo, se isso acontecer ela simplesmente morre.

O mundo de hoje aposta que é capaz de manter, ou suplantar, o consumo atual. Manter só não é resposta para os políticos, eles devem aumentar o crescimento, criar empregos, e promover o progresso.

No entanto, não há água, não há comida, não há empregos, e não há petróleo suficiente para manter, que dirá suplantar o consumo atual.

Eu venho dizendo aqui que o preço do petróleo não irá cair nos próximos 2 anos mesmo se o consumo cair. O que me leva a afirmar isso é o custo cada vez mais alto de extração. Acabou o petróleo fácil, estamos agora buscando nossos barris a 7 mil metros debaixo do sal, que por sua vez está a 5000 metros abaixo do nível do mar.

No entanto, preço alto de petróleo é o gatilho para a extinção de seu uso e busca.

Não digo eu, diz o relatório do Deutsche Bank.

http://blogs.wsj.com/environmentalcapital/2009/10/05/peak-oil-the-end-of-the-oil-age-is-near-deutsche-bank-says/

Em médio prazo as empresas de petróleo para fabricação de gasolina estarão extintas.

Por isso a Petrobras busca lidar com etanol. Esse é sem dúvida outro engano. Os técnicos sabem que é um produto paliativo momentâneo, ruim para burro. Não serve para substituir a energia do petróleo, e isso é definitivo. Sua melhor utilidade é ser misturado em pequenas proporções à gasolina para que os motores não batam pinos, o resto é propaganda enganosa, ponto final.

Estamos assistindo a uma esperança mundial baseada no crescimento econômico já. Espero que esses nossos políticos acreditem que ele pode durar mais 100 anos. Afirmo, sem medo de errar, que não dura 5.

Assim como os tubarões, vamos todos comer e ser comidos. Mesmo com a força que o animal tem, sempre vira sopa.


Transcrito de Nathal & Candlesticks ;

http://nathal.zip.net/


Nenhum comentário: