sexta-feira, 14 de janeiro de 2011


OS GOVERNANTES TEM RAZÃO..., MAS...!


1. É fato o que disseram a presidente e o governador sobre ocupação de encostas, beira de rios, áreas de várzea... É verdade também que isso vem ocorrendo há séculos. Muito antes por necessidade (tribos e cidades na beira dos rios, num morro por defesa...) e por falta de informação. Depois, por falta de opção como disse e sublinhou a presidente. E, claro, também por irresponsabilidade e demagogia.

2. Mas -e a presidente foi muito clara nisso- não deve servir de transferência de responsabilidades. Ela -ao contrário do governador que empurrou para os prefeitos- disse que é responsabilidade assumida e compartida do governo federal. Especialmente quando destaca que as ações preventivas vão muito além da 'defesa civil', incluindo saneamento, drenagem, reforços de contenção... E que, sendo assim, entram as três instâncias de governo. Os municípios menores não têm recursos para isso.

3. Mas, quando são candidatos a prefeito, governador e presidente, todos sabem muito bem que situações vão encontrar e enfrentar. Até por estarem aí, décadas e décadas. E nas campanhas dizem aos quatro ventos o que vão fazer. Portanto, estão nessas posições por que querem. Podem até, num momento de angústia, como o atual, citar os problemas que vêm de longe. Mas nunca transferir responsabilidade. Estão aí para assumi-las.

4. E nem cabe comentar os valores chutados pelo governador, na entrevista. Todos, todos, chutados. Bem, deixemos isso para lá.

5. Ontem mesmo, o governador deveria ter publicado decreto de obras/conservação por emergência. E definido com os prefeitos em cada município os tipos de ações emergenciais. E autorizado os prefeitos a aplicarem os recursos do decreto por emergência, contratando mão de obra local. É assim que se faz em situações como essas. E os exemplos de intervenções eficientes, nesses casos, são muitos.

Transcrito do Ex-Blog do César Maia de 14 de janeiro.


Nenhum comentário: