segunda-feira, 10 de outubro de 2011


REUNIÃO DA ODCA NO MÉXICO: CRIME ORGANIZADO NA AMÉRICA CENTRAL!


(Eduardo Stein, ex-vice-presidente da Guatemala, 06) 1. Violência em El Salvador, Honduras, Guatemala, maior que na guerra civil. Criminalidade transnacional. América Central (AC) deixou de ser corredor e hoje é uma enorme estação de serviços, de drogas, pessoas, contrabando..., quantidades assombrosas. Ate ladrões de antiguidades pré-colombianas.

2. Crime organizado (CO) precisa da população e das estruturas de lavagem de dinheiro. Não há entendimento adequado com os EUA. Para AC é mais que problema de segurança, é de governabilidade. Hoje, CO vem do Estado mesmo. Mutação sub-reptícia de parte dos que participaram da luta armada, que se refuncionalizaram para o crime, desde o poder executivo. Em dois países controlam até o STF, Congressos, CGU, TSE... Isso também é crime organizado.

3. Nenhum governo consegue enfrentar. Passividade da Juventude e sua distância da política é massa de manobra. Na AC, meio milhão de jovens sai ao mercado de trabalho e só 1/3 consegue trabalho. Antes iam aos EUA ou economia informal. Em El Salvador e Guatemala pandillas/gangues absorvem. É urgente agenda regional.

4. Desprestígio geral dos partidos políticos e políticos na AC. Precisamos de apoio de toda América Latina.

5. Cinco Prioridades. 1. Contra lavagem de dinheiro. / luta contra a corrupção, com práticas de transparência / 2. Contra a impunidade. Judiciário é fundamental. Qualificar a Investigação penal. CO neutraliza as investigações criminais. / 3. Efetividade da regional institucional em segurança. O CO passeia pelas fronteiras e só os Congressos podem autorizar reciprocamente. As constituições foram escritas pós luta armada. Constituições engessam forcas de segurança. / 4 Prevenção. É muito mais barato. Coordenação entre funções de governo e instâncias de governo. Municípios conquistaram autonomia e devem se integrar assim como sociedade. / 5. Controle de armas. Fluxo desde Texas é conhecido e não controlado.

6. Intervenção das FFAAs no combate ao CO. Na AC a memória da guerra civil é recente. Exército é proibido de fazer polícia. Experiência AC é que FFAAs se corrompem como policias e isso tem acontecido na AC. Treinar antes grupos das FFAA. Outro problema: descontinuidade entre governos em relação à políticas de segurança.

Transcrito do Ex-Blog do César Maia de 10 de outubro.


Comento:
Um cenário altamente preocupante, pois sabemos da capacidade de contaminação, face aos problemas conjunturais que estão delineados para o futuro da humanidade.




Nenhum comentário: