quinta-feira, 12 de julho de 2012


A BÍBLIA E AS TRÊS REVELAÇÕES, SEM AS DOGMÁTICAS INTERPRETAÇÕES.

Revelação é a ação de tirar o véu (do latim “velum”) do que cobre o oculto. E lembremo-nos do que ensinou o Nazareno: Nada ficará oculto. Marcos (4: 22).
Jesus disse que tinha muitas coisas para ainda nos falar, mas que não o fazia, porque a humanidade da época não podia entendê-las, ficando elas, pois, para o futuro. (João 16: 12). E isso aconteceria quando viesse o Consolador prometido, chamado também de Espírito Santo, Paracleto e Espírito de Verdade. E, figuradamente, Paracleto significa também mentor e intercessor.
Os teólogos cristãos entenderam que a vinda desse Consolador ocorreu no episódio de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa, ou seja, mais ou menos uns 10 dias depois que Jesus fez a promessa. (João 14: 16). Se o Consolador viria para complementar o ensino de Jesus, quando a humanidade estivesse mais preparada para isso, 10 dias são um tempo muito curto para tal. Segundo Jesus (João 14: 26), o Consolador nos ensinaria todas as coisas, as que Jesus disse e as que Ele não pode dizer. Mas do Pentecostes, não se conhece sequer uma palavra de “todas as coisas que nos seriam ensinadas”, que nos fariam lembrar-nos de “tudo” que Jesus nos ensinou, e nos “guiaria a toda a verdade”. (João 16: 13). Como, então, Pentecostes poderia ser o Consolador prometido? O que aconteceu foi um fenômeno mediúnico, que o Espiritismo e a Parapsicologia denominam de xenoglossia, isto é, a pessoa falar uma língua desconhecida por ela. Cada apóstolo falou em uma língua estrangeira, as quais foram entendidas pelos indivíduos que as falavam. Não foram os apóstolos que falaram, pois não conheciam as línguas estrangeiras empregadas no episódio mediúnico, mas os espíritos através deles. “Os espíritos dos profetas se subordinam aos próprios profetas.” E como se sabe, profeta na Bíblia é um indivíduo que tem dons mediúnicos ou espirituais (1 Coríntios 14: 37; e Samuel 9: 9). “Irmãos, examinai os espíritos...” (1 João 4:1). Agora, todo fenômeno mediúnico, como esse de Pentecostes, se deve a um só Espírito, que é Jesus, que comanda o nosso mundo. (1 Coríntios 12: 11).
Para Kardec, o Espírito Santo é uma plêiade de espíritos puros. Mas como todos nós temos o gérmen para sermos também, um dia, espíritos puros, segundo a própria doutrina espírita, podemos dizer que o Espírito Santo somos todos nós, embora o sejamos, por enquanto, apenas em estado potencial, ou seja, em forma de semente. E pela Bíblia, o Espírito Santo é também o conjunto dos espíritos. (Daniel 13: 45).
Para o espiritismo, há três grandes revelações. A primeira aconteceu com o Velho Testamento. A segunda com o Novo. E a terceira com a Doutrina Espírita, que personifica o Consolador prometido, que o Espírito Santo ou Deus para os teólogos, mas é o Espírito de Verdade que comandou os espíritos iluminados da Codificação feita por Kardec, a qual continua através de outros espíritos pela dádiva da mediunidade. Vossos filhos e vossas filhas profetizarão e vossos velhos sonharão. (Joel 3:1 ou na Bíblia Protestante 2: 28; Isaias 32: 15; e Atos 2: 17 da Bíblia Protestante).
Não é Deus que se manifestou e que os teólogos, no caso, chamam de Espírito Santo, pois pela Bíblia (João 16: 13), Ele não poderia falar por Ele mesmo, mas o que Ele tivesse ouvido! 
 
PS: 6º Congresso de Saúde e Espiritismo da Associação Médico-Espírita de MG e 8º da AME-Brasil, de 31-8 a 2-9-2012. Inscrições com Patrícia (31) 3332-5293 e www.ameng.com.br


Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar “TODAS AS COLUNAS”. Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP)  e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) –  www.literarium.com.br -  e meu e-mail: jreischaves@gmail.com Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail:  contato@editorachicoxavier.com.br    e o telefone: 0800-283-7147.

Recebido por e-mail.

Nenhum comentário: