A BÍBLIA E AS TRÊS REVELAÇÕES, SEM AS DOGMÁTICAS INTERPRETAÇÕES.
Revelação
é a ação de tirar o véu (do latim “velum”) do que cobre o
oculto. E lembremo-nos do que ensinou o Nazareno: Nada ficará
oculto. Marcos (4: 22).
Jesus
disse que tinha muitas coisas para ainda nos falar, mas que não o
fazia, porque a humanidade da época não podia entendê-las, ficando
elas, pois, para o futuro. (João 16: 12). E isso aconteceria quando
viesse o Consolador prometido, chamado também de Espírito Santo,
Paracleto e Espírito de Verdade. E, figuradamente, Paracleto
significa também mentor e intercessor.
Os
teólogos cristãos entenderam que a vinda desse Consolador ocorreu
no episódio de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa, ou seja, mais
ou menos uns 10 dias depois que Jesus fez a promessa. (João 14: 16).
Se o Consolador viria para complementar o ensino de Jesus, quando a
humanidade estivesse mais preparada para isso, 10 dias são um tempo
muito curto para tal. Segundo Jesus (João 14: 26), o Consolador nos
ensinaria todas as coisas, as que Jesus disse e as que Ele não pode
dizer. Mas do Pentecostes, não se conhece sequer uma palavra de
“todas as coisas que nos seriam ensinadas”, que nos fariam
lembrar-nos de “tudo” que Jesus nos ensinou, e nos “guiaria a
toda a verdade”. (João 16: 13). Como, então, Pentecostes poderia
ser o Consolador prometido? O que aconteceu foi um fenômeno
mediúnico, que o Espiritismo e a Parapsicologia denominam de
xenoglossia, isto é, a pessoa falar uma língua desconhecida por
ela. Cada apóstolo falou em uma língua estrangeira, as quais foram
entendidas pelos indivíduos que as falavam. Não foram os apóstolos
que falaram, pois não conheciam as línguas
estrangeiras
empregadas no episódio mediúnico, mas os espíritos através deles.
“Os espíritos dos profetas se subordinam aos próprios profetas.”
E como se sabe, profeta na Bíblia é um indivíduo que tem dons
mediúnicos ou espirituais (1 Coríntios 14: 37; e Samuel 9: 9).
“Irmãos, examinai os espíritos...” (1 João 4:1). Agora, todo
fenômeno mediúnico, como esse de Pentecostes, se deve a um só
Espírito, que é Jesus, que comanda o nosso mundo. (1 Coríntios 12:
11).
Para
Kardec, o Espírito Santo é uma plêiade de espíritos puros. Mas
como todos nós temos o gérmen para sermos também, um dia,
espíritos puros, segundo a própria doutrina espírita, podemos
dizer que o Espírito Santo somos todos nós, embora o sejamos, por
enquanto, apenas em estado potencial, ou seja, em forma de semente. E
pela Bíblia, o Espírito Santo é também o conjunto dos espíritos.
(Daniel 13: 45).
Para
o espiritismo, há três grandes revelações. A primeira aconteceu
com o Velho Testamento. A segunda com o Novo. E a terceira com a
Doutrina Espírita, que personifica o Consolador prometido, que o
Espírito Santo ou Deus para os teólogos, mas é o Espírito de
Verdade que comandou os espíritos iluminados da Codificação feita
por Kardec, a qual continua através de outros espíritos pela dádiva
da mediunidade. Vossos filhos e vossas filhas profetizarão e vossos
velhos sonharão. (Joel 3:1 ou na Bíblia Protestante 2: 28; Isaias
32: 15; e Atos 2: 17 da Bíblia Protestante).
Não
é Deus que se manifestou e que os teólogos, no caso, chamam de
Espírito Santo, pois pela Bíblia (João 16: 13), Ele não poderia
falar por Ele mesmo, mas o que Ele tivesse ouvido!
PS:
6º
Congresso de Saúde e Espiritismo da Associação Médico-Espírita
de MG e 8º da AME-Brasil, de 31-8 a 2-9-2012. Inscrições com
Patrícia (31) 3332-5293 e www.ameng.com.br
Obs.:
Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de
Belo Horizonte, O TEMPO, pode ser lida também no site
www.otempo.com.br
Clicar “TODAS AS COLUNAS”. Podem ser feitos comentários
abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei
grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das
Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”,
Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa
Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM
(SP) e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium,
Belo Horizonte (MG) – www.literarium.com.br
- e meu e-mail: jreischaves@gmail.com
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