terça-feira, 24 de julho de 2012



Reynaldo-BH: ‘Estou cansado de um Brasil que valoriza a ignorância e aceita que a mentira seja elevada a argumento’

REYNALDO ROCHA
Há dias que a solidão – de quem escolheu ser quase um ermitão – pesa mais que o normal. Passa do suportável ao cansativamente pesado. É minha escolha. Não reclamo. Mas dou-me o direito de questionar a minha escolha do modo de viver.
E talvez seja hora de assumir comportamentos que eu procuro esconder até de mim. O principal é que o Brasil cansa. Foi-me dado como pátria. E não a trocaria por outra, de modo racional. Mas estou cansado de por cá viver. Poderia viver em outros lugares no mundo. O que me faz permanecer por cá?
Cansaço deste país que é mais um ajuntamento que um projeto de nação. Mais um território sem identidade que um espaço de defesa de valores.
Um país em que a ignorância é valorizada. Em que a mentira é aceita e elevada a argumento. Como se houvesse contrapontos baseados na falácia conhecida e empunhada como postura de vida. Não há. Nunca houve.
É tão claro! Tão transparente. Resta-me cada vez mais me isolar. Ouvir meus discos, ler (e reler) meus clássicos e alguns instant books. Afundar na História. E desistir.
São quase 5 da manhã de uma quinta-feira qualquer de julho/2012.
E li e reli comentários de sites sobre a cassação de Demóstenes, sobre a crise econômica anunciada (e já presente), sobre as tentativas de reescrever fatos históricos, sobre a mais nova platitude de autoria de uma mulher que envergonha as verdadeiras brasileiras. E é a presidente deste país.
E assustei-me com a realidade comprovada da compra de estudantes, igrejas, associações de classe e sindicatos. Como a CUT. Nestes últimos 9 anos, o poder comprou consciências, sonhos e ideais. Precificou a honradez. Leiloou a honestidade. Envergonhou o Brasil frente ao mundo. Transformou instrumentos de lutas em luvas de pelica para carícias em sacos escrotais de poderosos. Elegeu imbecis sabujos como representantes de trabalhadores de chão-de-fábrica, como Vagner Freitas. Um bandido defendendo – publicamente – uma quadrilha. Em nome de valores que NUNCA teve.  E usando argumentos que se assemelham a palavrões quando proferidos por marginais, com “estado de direito” e “democracia”! Sinto o mau-hálito à distância! Fala de uma pretensa “guerra política”!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto completo em:
                                
 http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/feira-livre/reynaldo-bh-estou-cansado-de-um-brasil-que-valoriza-a-ignorancia-e-aceita-que-a-mentira-seja-elevada-a-argumento/#.UASH_Zu8i44.gmail

Comento:
   Um texto excelente, um desabafo muito pertinente, que deixa um certo amargor na alma, uma enorme desesperança no país do futuro e a constatação do tempo e dos recursos desperdiçados. Superada a emoção, ainda resta a constatação que não estamos sozinhos na nossa avaliação da realidade, acima e apesar da mídia comprometida. Leiam o texto, amigos, é imperdível.



Nenhum comentário: