domingo, 13 de dezembro de 2009

Major Elza foi a primeira voluntária brasileira na 2ª Guerra Mundial
Morre a mulher mais condecorada do país


Faleceu na última terça-feira (8), aos 88 anos, a major Elza Cansanção Medeiros, a mulher militar mais condecorada do Brasil, com 36 medalhas. Major Elza, que morreu no Rio, foi a primeira brasileira a se apresentar como voluntária na Diretoria de Saúde do Exército, para lutar na Segunda Guerra Mundial, aos 19 anos de idade.

Segundo o Comando Militar do Leste, ela sonhava em lutar na linha de frente, mas teve que se conformar em seguir como uma das 73 enfermeiras no Destacamento Precursor de Saúde da Força Expedicionária Brasileira, já que, na época, o Exército Brasileiro não aceitava mulheres combatentes.

Durante a guerra, ela trabalhou nos hospitais de evacuação na Itália, distante do front, em turnos de 12 horas. Segundo o CML, nenhum soldado que foi tratado por ela morreu. Ela atuou como oficial de ligação e enfermeira-chefe no 7th Station Hospital, em Livorno. Em sua folha de serviço da Itália, constam elogios não só pela atuação como enfermeira, mas também como intérprete, uma vez que falava fluentemente cinco idiomas. Com o fim da guerra, foi dispensada logo após o retorno ao país, indo trabalhar no Banco do Brasil.

Em 1957, as mulheres foram reconvocadas, podendo vir a ser militares de carreira. Dona Elza então retornou, continuando a trabalhar como enfermeira. De acordo com o CML, Elza era formada em jornalismo e artista plástica e, mesmo tendo trabalhado no Serviço Nacional de Informações (SNI), jamais pensou em abandonar a carreira militar.

Ela aprendeu a pilotar ultraleves aos 60 anos de idade. Escreveu seis livros, sendo três sobre sua participação na Segunda Guerra e deu sugestões importantes para a criação de um corpo auxiliar feminino para as Forças Armadas, base para a abertura das Forças Armadas do Brasil à participação das mulheres.

O corpo da Major Elza foi cremado após o velório, que aconteceu no salão nobre do Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Entre as medalhas que recebeu estão as seguintes:

Ordem do Mérito Militar - Grau Cavaleiro – 1979.
Medalha da Ordem do Mérito Militar - Promovida a Oficial em 1989.
Medalha de Campanha da Força Expedicionária Brasileira.
Medalha do Mérito Tamandaré – Ministério da Marinha.
Meritorius Service United Plaque - Exército Americano - USA – 1944.
Medalha de Guerra –1945.
Medalha do Soldado Polonês Livre.
Medalha Ancien Combatant du Tatre du Operacion du L’Orope – França (única mulher a receber).

Recebido por e-mail de José Maria da Silva.

Nenhum comentário: