sexta-feira, 18 de junho de 2010


CRESCER E CRESCER


Aristoteles Drummond, jornalista, é vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro

Há muita onda em relação a números positivos da nossa economia nos primeiros quatro meses do ano. Mas quase nenhuma referência à capacidade ociosa de nossa indústria. São poucos os novos empreendimentos fora dos setores ligados a petróleo e mineração. Já não se fala em biocombustível e nada foi feito para que nossa produção de etanol crescesse a ponto de ganhar mercados externos. A livre empresa trabalha sem apoio oficial. A Petrobrás , como se sabe, implica com o etanol desde o inicio.....

Também não se fala nos investimentos em infraestrutura, desde que o que existe de energia e transportes não suporta produzir e escoar mais do que já o fizemos no passado. Uma obra da importância de Belo Monte sumiu do noticiário. As eclusas, que poderiam ajudar o Centro-Oeste, nem são referidas. Obras para a Copa de 2014 já estão sendo cobradas pela FIFA. A Bahia, que é um estado em crescimento, sofre com as condições precárias do Porto de Salvador, onde os investimentos seriam mínimos diante dos benefícios – conforme, aliás, vem se batendo a Associação Comercial da Bahia, a mais antiga do Brasil. Nos aeroportos, nada avançou depois do “apagão” e as obras que estavam em andamento estão suspensas ou quase parando.

Mais uma vez é o agronegócio que sustenta a economia, a balança comercial, o emprego. O deputado Aldo Rabelo mostrou ser dos mais importantes e respeitados políticos deste país com seu relatório impecável, que devolveu, parcialmente, a paz à área rural. Na verdade, o campo vive a tensão das ameaças do MST e os entraves do “custo-Brasil” nas dificuldades para escoamento da produção a preços competitivos.

A culpa maior não é do governo Lula, como parece, com o ritmo insatisfatório do PAC. O que trava o Brasil é a cultura de terceiro mundo, que criou monstros intocáveis, com poderes excessivos, como as autoridades ambientais. Um tema tão sério, tratado com leviandade e descambando para o ridículo da “perereca” que atrasa uma estrada vital para o Rio de Janeiro e o Porto de Sepetiba. A culpa do governo está em não modificar a legislação inadequada, em permitir a postura contra o progresso e o investidor nos agentes públicos. Além da irresponsabilidade com que empresas de respeito são acusadas em relação a suas atividades, com sensacionalismo. A revitalização do São Francisco é tema esquecido a nível federal, mas cobrado, sem sucesso, pela bancada mineira na Câmara.

Devemos também cobrar melhoria na prestação de serviços públicos, desde a qualidade do ensino a saúde, que gasta mal seus recursos e sacrifica a população. Grande exemplo vem sendo dado pelo Rio e por Minas. No primeiro, o estado terceirizou exames laboratoriais e de imagem e, com isso, além de melhorar o atendimento, está economizando. Acabou aquela velha história do equipamento quebrado e sem manutenção.
Logo, seria bom se acabar com esse ufanismo com números positivos e, mais do que isso, com o noticiário otimista. Temos é de trabalhar muito, tocar obras, liberar projetos, para dotar o Brasil das condições essenciais de crescer de maneira sustentável.

O momento é oportuno pois estamos em ano eleitoral . O eleitor vem demonstrando, segundo as pesquisas, que vai votar de maneira pragmática, de acordo com o que vem recebendo , e os primeiros a agir neste sentido são os prefeitos do interior mais próximos do eleitor . Prova está que se percebe em São Paulo e em Minas Gerais prefeitos ligados ao governo federal, ao PT inclusive , que estão simpáticos as candidaturas tucanas de Geraldo Alkimin e Antonio Anastásia . O ex-prefeito do Rio César Maia acha que esta eleição 2010 vai ser diferente . Identificou que o mesmo eleitor definido pelo seu nome para uma das cadeiras em disputa no Senado vota na reeleição de Sérgio Cabral. E no Rio, onde o governo Lula investiu a majoritária parece definida com a reeleição do Governador e do Senador Marcelo Crivela e a eleição da experiência de Cesar Maia.

Não se ganha mais eleição na base do blábláblá........


Transcrito da página do jornalista Aristóteles Drummond:

http://www.aristotelesdrummond.com.br/

Nenhum comentário: