domingo, 22 de agosto de 2010


O "duce" quer fazer a "Marcha sobre São Paulo".

Ou: um bigode em busca de uma causa.

Reinaldo Azevedo

Vocês certamente acharão no arquivo deste blog, se procurarem, mais de um texto em que afirmo que pouco importa quantas eleições presidenciais vença o PT, essa vitória sempre será incompleta e sempre será lida como uma meia-derrota enquanto o partido não tomar o Palácio de Inverno - digo, o Palácio dos Bandeirantes. Só aí a “revolução” estará completa.

Ok. Posso mudar de metáfora, do bolchevismo para o fascismo. Os petistas se organizam para fazer a Marcha Sobre São Paulo. Aqui como lá, o “duce” é um ex-sindicalista socialista, determinado a tornar as instituições meros instrumentos do estado-partido-governo. É inadmissível para uma agremiação com as características do PT que um terço do PIB não esteja sob o seu comando absoluto. É claro que há petistas governando cidades importantes no Estado, que está sujeito à legislação federal. Mas estamos falado do segundo Orçamento do país, que só perde para o da União. Enquanto São Paulo for governado por “inimigos” (o PT não tem “adversários”), será sempre um pólo aglutinador de uma alternativa de poder. Isso é normal numa democracia. Ocorre que esse partido não aceita uma democracia normal.

---------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------

Na sexta, durante uma viagem de carro - retomo a minha rotina neste domingo à noite -, li a “sabatina” de Mercadante no Estadão. E comentei com Dona Reinalda: “Será que ele é alérgico à verdade? Teme um choque anafilático?” Com o desassombro de um bigode em busca de uma causa, amparado no seu “padrinho” - já falo como isso é feio num peludo… -, afirmou que São Paulo cresce menos do que o Brasil. É mentira! Cresceu o mesmo em 2004 e cresce mais desde 2005. E ele sabe que eu falo a verdade.

--------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------

Leia o texto completo em:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

Nenhum comentário: