sexta-feira, 29 de outubro de 2010

EUROPA DESAFIADA

Aristoteles Drummond, jornalista, é vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro

Paris, 26 outubro – A crise na Europa é uma realidade. Medidas severas devem ser efetivadas ou as consequências serão graves para todos. Os governos de esquerda da Espanha, Grécia e Portugal promovem ajustes sérios e corretos, mas sem a percepção dos mercados de que terão coragem política (e moral) para enfrentarem as badernas sindicais. Na França, tem sido diferente, pois o líder Sarkozy tem coragem e, no fundo, herdou problemas de uma série de governos de esquerda irresponsáveis e alguns conservadores sem coragem. Apesar da baderna tomar conta do país, com prejuízos calculados em mais de quatro bilhões de euros. Na Espanha, os gastos públicos, federais e nas províncias, têm um custo estimado em 25 mil reais (pouco mais de 10 mil euros), por ano, para cada cidadão espanhol. Uma loucura!

Tudo depende da coragem ser levada às últimas consequências, inclusive com o uso, não apenas da forca policial, mas também das próprias Forcas Armadas, como no caso da desocupação de refinarias e estradas. O primeiro ministro da Espanha renovou seu ministério e promete cumprir os cortes. As ameaças sindicais, porém, são grandes e não se sabe até onde poderá levar as medidas a fundo.

Os melhores exemplos nesta Europa assustada e enfraquecida estão com os conservadores da Alemanha e da Inglaterra. Estes dois países mostram juízo, coragem e espírito público. Nenhum dos dois governos está pensando na próxima eleição, mas, sim, na geração futura.

------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------

Leia o texto completo em:

http://www.aristotelesdrummond.com.br/

Nenhum comentário: