terça-feira, 9 de novembro de 2010



Três Motivos Muito Simples Para Que o ENEM Seja Anulado.


1. Os alunos que fizerem a prova novamente terão mais tempo para se preparar. Logo, serão beneficiados em relação a milhões de outros candidatos. No caso, terão mais 30 dias para estudar e, inclusive, fazer cursinhos preparatórios especialmente desenvolvidos para isso.

2. Os alunos que fizerem a prova novamente terão mais experiência em relação à prova. Esta é uma vantagem substancial. Querem um exemplo? Por orientação dos próprios professores, escolas e cursinhos, é uma prática entre os alunos de ensino médio fazerem vestibular antes do final do curso, na qualidade de "treineiros", apenas para obter experiência com gestão do tempo, com os conteúdos, com o estilo de prova, etc.

3. Os alunos que fizerem a prova novamente terão recebido mais conteúdo em sala de aula, pois o ciclo letivo do ensino médio ainda não terminou e as aulas de recuperação estão a pleno, justamente para preparação para as provas finais e para o próprio vestibular. Logicamente, estarão em melhores condições do que os que já enfrentaram o Enem.

Portanto, não adianta a AGU e o MEC tentarem justificar que o modelo de prova garante o mesmo nível de dificuldade. Existem outras vantagens que desequilibram em favor dos alunos que fizerem a prova novamente. Chega de perder tempo. Anulem a prova e refaçam para todos. Ou aceitem que irão prejudicar milhões de candidatos, pois muitos deles serão alijados das universidades públicas e das bolsas do Prouni pelos concorrentes que terão uma nova chance, trinta dias depois, quando estarão muito mais preparados.

Transcrito do Blog "Coturno Noturno".




Nenhum comentário: