sábado, 26 de março de 2011





A ESPADA DE RONDOM


Posted: 26 Mar 2011 03:05 AM PDT

NO DIA 25 DE MARÇO DE 2011, A índia Avelina, Macuxi de 90 anos guardiã da Espada de Rondom, ENTREGOU AO ASTRO INTERNACIONAL, A CARTA ABAIXO, ignorada pela mídia, uma vez que os MACUXÍS, contrarios à presença dos missionários estrangeiros e contrários à demarcação de terras indígenas, devem ser mantidos na espiral do silêncio.


Ruuwakî Pata Maikan Pîsi Wei tîppî ? Yoraimî, sewîrînan
kappoi pî 2011 Portuguese version


Carta ao Gerreiro Arnold Schwarzenegger Guerreiro Americano, que vive na América como nós,

Saudações.

Milhões cresceram vendo você vencer sozinho quadrilhas poderosas e políticas injustas em seu país.
E agora o vemos dedicando tempo e trabalho à causa amazônica.
É por isso que admiramos você:

Essas ações inspiram em nós o desejo de lutar pelo que é certo e justo.

Ficamos felizes e vimos saudá-lo, porque somos de paz.

A espada que Rondon deixou em Roraima representa amizade, união e solidariedade; jamais a beligerância e a intransigência étnica.

Além disso, a presença do grande desbravador entre nós marca a época em que muitos do meu povo vestiram roupas pela primeira vez e podemos nos proteger do frio e das picadas de insetos.
Vivíamos em paz: índios, caboclos, colonos, viajantes. Até que determinados religiosos decidiram implantar a discórdia e o racismo em nome de Deus e de Jesus Cristo.

Na Raposa/Serra do Sol, na Missão do Surumu, índios do meu povo foram doutrinados para praticar a injustiça a fim de expulsar muitos cidadãos brasileiros que lá viviam.

E, com a conivência de instituições brasileiras, usaram a polícia para separar famílias em índios e não índios, desprezando a relação ancestral de parentesco entre índios e não índios, ribeirinhos, mestiços em geral, não só em Roraima, mas em todo o Brasil; usando apenas o olhar da discriminação; sem nenhum critério científico para distinguir índio de não índio.

Destruíram casamentos, separaram maridos de suas mulheres e de seus filhos,criando feridas que jamais serão saradas, num dantesco gesto de desumanidade.

O Deus do ocidente prega o amor, a união,não o ódio nem a separação de povos.

Por isso, vimos nos unir a você, Guerreiro, Para, juntos, combatermos a coação, a injustiça,a violência com que demarcam terras indígenas só para atender a metas propostas e decididas em fórum como esse, sem consulta livre, prévia e informada das minorias que, em termos quantitativos, são a maioria desprovida dos direitos fundamentais.

Somos humanos, somos irmãos, somos parentes. Temos inteligência, emoção e vontade própria.

Por que impor aos índios uma vida diferente e precária, se há décadas organizações pedem dinheiro e realizam convênios em nome de acabar com essa miséria e abandono?

Por trás disso, está a ambição, não a preservação das nossas culturas. É impossível preservar tradições quando juntam etnias diferentes para justificar a demarcação de territórios maiores?

Será coincidência o interesse das mineradoras estrangeiras nessas mesmas áreas? Será coincidência estarem discutindo a exploração mineral em terras indígenas e reformulando o estatuto do índio?

Escolhemos o Guerreiro Americano para levar nossa mensagem, na esperança de que as organizações nacionais e estrangeiras reflitam sobre o que é imposto aos povos indígenas, aos amazônidas em geral e ao país onde vivem nossos compatriotas, a partir de eventos mundiais como esse aqui.

Finalmente, por meio destas singelas palavras, manifestamos nossas aspirações, dizendo que queremos: desfrutar os direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, à propriedade; desenvolver boa educação, boa saúde, boa economia, boa cidadania, bons trabalhos; dispor de boa alimentação, boas casas, boas estradas, bons transportes e de energia elétrica confiá-vel; direitos cívicos como todos que desejam ter desenvol-vimento e liberdade. Nós queremos gozar os direitos fundamentais e os direitos humanos, assegurados na Constituição Federal e nos diversos diplomas internacionais dos quais o Brasil é signatário.

Grande guerreiro americano, nós precisamos e nós acreditamos em você...Talvez você possa vir a ser nosso ?agente? para conseguir fomento para suprir nossas necessidades nas áreas de educação e na segurança alimentar, prover finaciamento para compra de máquinas e equipa-mentos, para execução dos nossos projetos sustentáveis.

Raposa\Serra do Sol, Brasil
24\05\2011

Contatos
Jonas Marcolino - (95) 9129-6703
Tuxáua Amazonas (95) 9121-9132

ASSESSORIA MACUXI


Recebido por e-mail de Verdade e Liberdade Online.




Nenhum comentário: