domingo, 27 de janeiro de 2013




EXAMINEMOS A PALAVRA GERAÇÃO, NA BÍBLIA ELA É TAMBÉM REENCARNAÇÃO

*José Reis Chaves
 
   Todos nós sabemos o que significa a palavra geração consanguínea. Na Bíblia, ela é também reencarnação ou geração do espírito.
   Na instituição da data da Páscoa Judaica, foi dito: “Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao Senhor: nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” (Êxodo 12: 14). Moisés fala às pessoas que o ouviam, ou os espíritos encarnados daquela geração contemporânea dele, espíritos esses que serão os mesmos nas suas gerações ou reencarnações futuras. Por acaso, Moisés poderia estar dando instruções para os netos e bisnetos daquelas pessoas ouvintes dele, os quais ainda nem sequer existiriam, se os espíritos delas ali presentes não fossem, no futuro, os mesmos espíritos dos netos e bisnetos delas? E a Bíblia fala até em mil gerações, que só podem ser também dos mesmos espíritos que somos, pois que sentido isso teria para nós, se ela se referisse a um descendente consanguíneo nosso, que só existiria daqui a milhares de anos?
   E eis outro exemplo: “...porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, na terceira e quarta gerações daqueles que me aborrecem.” (Êxodo 20: 5). Por que na terceira e quarta gerações, ou seja, a dos netos e bisnetos? Porque o avô ou o bisavô, nesse tempo, geralmente, já morreram. E o espírito deles já pode, então, voltar à vida terrena, reencarnando  no corpo dum seu neto ou bisneto. A preposição “em” (“in” em latim) com o artigo feminino “a” formam a expressão “na”. E a própria modificação de “na” para “até a”, nas traduções mais recentes, prova a verdade de que o texto original bíblico é reencarnacionista. Sim, pois os tradutores mais novos da Bíblia colocaram, no lugar de “na”, a expressão “até a”, dando uma idéia falsa e absurda ao texto, pondo Deus ou a sua lei de causa e efeito punindo filhos, netos e bisnetos inocentes, que nada têm a ver com os pecados dos seus antepassados. Veja-se a tradução de João de Almeida, da década de 1930, na qual não há essa expressão “até a” no texto de Êxodo 20: 5 e outros, mas “na”. E essa frase correta: “na terceira e quarta gerações” constante das traduções antigas é também a da Vulgata Latina de são Jerônimo, do ano, aproximadamente, de 400: “In tertiam et in quartam generationem.” Para quem fala o português, mesmo que não estude latim, sabe que o “in” latino equivale à nossa preposição “em” e não à preposição “até” (ad em latim). E “Pai não paga pecado de filho, nem filho paga pecado de pai. A alma que pecar, morrerá”. (Ezequiel 18: 2-3 e 20). Por oportuno, lembro aos tradutores falsificadores da Bíblia que Jesus disse que nada ficará oculto!
   Para sabermos certas coisas, devemos consultar as gerações passadas (Jó 8: 8), isto é, aos espíritos delas, o que é espiritismo. Aliás, jamais poderíamos consultar o pó dos seus cadáveres no cemitério, mas os espíritos em suas gerações passadas! 
   E Jó arremata (Jó 8: 9): “Porque somos de ontem e nada sabemos.”
                                 ---  //  ---
Curso gratuito de Princípios Médico-Espíritas da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (AMEMG), com transmissão ao vivo pelo Canal 14 da TVCEI www.tvcei.com Informações: ameminas@yahoo.com.br
Transição” na Rede TV, aos domingos, às 16h15. E na Rede Mundo Maior, por antena parabólica digital e pelo www.redemundomaior.com.br, “Presença Espírita na Bíblia”, às quintas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 23h, apresentado por este colunista.

Na Rede Mundo Maior, por parabólica digital, aberta em algumas regiões, a cabo e internet, “Presença Espírita na Bíblia” com este colunista, às 20h das quintas-feiras, com reprise às 23h dos domingos. www.redemundomaior.com.br Para seu comentário: penb@redemundomaior.com.br E na Rede TV, o “Transição”, aos domingos, às 16h15, com reprise nas segundas-feiras, à 1h45.


Parabéns ao jornal O TEMPO, por ser o quality paper mais vendido nas bancas de Minas Gerais.
 

*Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar o item “TODAS AS COLUNAS”. Podem ser feitos comentários abaixo da matéria sobre ela e outros comentários. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “Presença Espírita na Bíblia“, Ed. Chico Xavier em Parceria com a Ed. Sinal Verde, SP; “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM, SP; “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”. Ed. EBM, SP; “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Ed. e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia, MG; e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte, MG, www.literarium.com.br
 Os livros podem ser adquiridos pelo: Telefone (31) 3373-6870, email 
jreischaves@gmail.com ou com a Ed. Chico Xavier, www.editorachicoxavier.com.br Telefone: 0800-283-7147, a Ed. Sinal Verde: www.sinalverdelivros.com.br Telefone:
(11) 2409-1540, e com a Ed. EBM www.ebmeditora.com.br Telefone (11) 3186-9766.

Recebido por e-mail. 
 

Nenhum comentário: