sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009


Demissões.

Quanto mais alto o gigante maior o tombo que ele leva. Há no discurso do governo uma expectativa de que o pior já passou.( esse dircurso ai vai ser repitido mês a mês, todo mês o pior já haverá passado) A realidade é outra.

A novo debate agora é sobre as demissões na Embraer. O governo e a CUT dizem que não pode demitir que emprestaram dinheiro para a empresa, e que tem de reverter a situação dos funcionários demitidos. A empresa, bem a empresa não diz nada, demite e estamos conversados. É a realidade dos fatos batendo à sua porta. Ou ela demite ou quebra, não vende mais aviões e ponto final.

Mas o governo pode muito bem ficar emprestando mais dinheiro do BNDS, pelo menos até que a crise acabe. Se demorar a acabar, bom, sempre temos a maquininha de imprimir dinheiro. O problema é que a crise é geral, e não haverá maquininha que dê jeito.

Mas o problema do desemprego é apenas a ante-sala do palácio. O ministro do trabalho disse que as indústrias e a agricultura pararam de demitir. É verdade, não há mais ninguém para demitir. Se demitir mais as empresas apenas têm de fechar.

A segunda onda desta crise passa pela queda generalizada das vendas, e aumento generalizado de preços. O governo irá ficar numa sinuca de bico. Não vai poder baixar os juros com inflação na praça. Apesar dos lucros do tesouro especulando com o dólar, contra as empresas nacionais, que vendiam enquanto o BC comprava. A distribuição de dinheiro na praça já comeu tudo. Hoje leio a notícia de que o FAT, fundo de amparo ao trabalhador, é deficitário e não pode aumentar as parcelas do seguro desemprego para 10 parcelas. Solução? Tesouro nacional e nosso bolso.

Aposto o que vocês quiserem que em março a inflação vá ser acima de 6,5%, e daí em diante ou aumenta os juros, ou setembro a inflação já estará acima de 10%.

O governo está metendo os pés pelas mãos. Está querendo salvar todo mundo e isso não é possível. Como os nossos governantes são ignorantes, irresponsáveis, e políticos incompetentes, nossa situação não é boa.

Folgo em dizer que a festa acabou. Já estava me dando nos nervos tanta mentira, tanto sucesso com o trabalho dos outros. Vamos ver, agora que as águas são mais que turbulentas e estamos no meio de um furacão tipo 7, a competência dos nossos governantes.

O caminho é de 84 para 42 e depois -21.

Transcrito de Nathal & Candlesticks: http://nathal.zip.net/

Nenhum comentário: