domingo, 1 de fevereiro de 2009

Quando a farinha é pouca...

Enquanto se procuram culpados pela crise – e evidentemente não haverá – o mundo assiste estarrecido a parada total das economias. Na Folha de São Paulo há artigo descrevendo o que está acontecendo nas cidades onde mineradoras e indústrias de aço estão estabelecidas. Chocante.

Da Florida e de Maryland, que são estados americanos, onde o governo federal de lá está fechando bancos, até nossa Minas Gerais, as demissões e fechamentos de fornos - dos 106 no Estado apenas 17 estão em funcionamento - milhares de empregos estão comprometidos.

O comércio mundial, já havia dito aqui, está parando inexoravelmente. Nossos ministros e embaixadores estão discutindo Davos. Será que esses novos ricos do socialismo moreno estão olhando e vendo a realidade? Davos já era, ou não notaram ainda?

O que é que a mídia está querendo fazer no Brasil? Que a população encare a realidade em meio à armadilha da desinformação? Será que o governo Lulla não se toca que não dá para esconder o sol com a peneira, e que não adianta elle querer faturar politicamente em cima do Obama e seus anúncios de pacotes para a crise?

Vamos olhar para os dados econômicos recentes: A economia americana viu acontecer uma retração de 3,8% no quarto trimestre.

No entanto as bolsas nos EUA, e no Brasil, subiram fortemente assim que anunciaram o fato. Tal fato foi interpretado assim: estamos todos morrendo afogado em fezes, porém não são apenas fezes, elas estão misturadas com 50% de perfume.

Reparem que o acontecido é um dado do passado, quando as empresas estavam ainda discutindo se iriam dar férias, fechar fornos, e demitir em massa. Agora os fatos da vida são: fornos fechados, fábricas e minas paradas, empregos perdidos, e o pior, comercio literalmente parando em todos os setores. A roda vai começar a girar.

A mídia está fornecendo ao mundo um novo messias. Obama tem de consertar o estrago. Claro que não vai conseguir, o estrago é de proporções até agora jamais imaginadas. O discurso de Obama ontem foi assim:

“A crise vai ser mais duradora do que imaginamos”.

Curto e grosso. Medidas protecionistas são o que os EUA, seguido dos países europeus, irão tomar. Por isso Davos já era. Vocês acham que os EUA em meio à pior crise de empregos da historia ,vai fazer aparecer empregos na China, ou no Brasil? Podem tirar o cavalo da chuva.

Meu pirão primeiro.

Vamos analisar. O que é que faz uma economia crescer?

A resposta é investimentos. Com o sumiço de 55 trilhões de dólares do mercado os bancos e empresas estão parando e tem de começar a mandar o pessoal embora, pagar indenizações e contas a vencer, caso contrário é concordata e em seguida, falência. Alguém acha que vai haver alguma empresa privada investindo em qualquer lugar do mundo? Meu pirão primeiro.

Só mesmo a Petrobrás, estatal monopolista, que não irá abaixar o preço da gasolina, é que vai investir as nossas custas, para usufruto de seus funcionários, no meio dessa crise. Pelo menos é o que afirma a empresa. Mas podem acreditar, é apenas jogo de cena, e mais uma das mentiras do governo Lulla, uma bravata a mais para vangloriar nosso imperador.

Quem vai investir são os governos. Por enquanto eles não estão tomando conhecimento do lado fiscal da economia. É uma das equações do crescimento econômico que tem um lado perverso também. Mas quem irá sofrer seus efeitos são as gerações futuras, portanto... Meu pirão primeiro.

Lulla vai arrumar mais 270 mil vagas no setor público. Coitada da minha neta. A farra do governo está apenas começando.

O fato verdadeiro é que o mundo não pode mais viver sem o comercio internacional. Este está sendo forjado desde 1500. É como entendemos o mundo. Não é mais sustentável viver sob tal batuta.

Vão ter de reinventar o capitalismo, mas...

Meu pirão primeiro heim !



Escrito por Nathal às 10h13


Transcrito de Nathal & Candlesticks

Nenhum comentário: