segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O otimista e a areia movediça.

Os dados das economias brasileira, americana, e européia em geral, são como areia movediça. Tudo o que cai nela vai afundando. No entanto, os otimistas dizem que as economias, apesar de afundando, o fazem lentamente, e que no futuro vão encontrar o chão firme. A corda para retirá-las do local está já jogada; é dinheiro público aos trilhões que tenta salvar as economias da depressão. Dizem que conseguiram sair de uma recessão que iria acontecer, mas que não aconteceu, foi apenas uma marolinha.

Nos jornais de hoje há muitos dados sobre a saúde das economias. Não há nenhum lugar no mundo em que haja uma economia crescendo, exceto a da China. Mas o futuro, dizem, é promissor.

Como a crise foi contida por gastos e investimentos públicos, o que era antes dependente de comércio internacional, passou a depender do Estado para sobreviver.

A historia nos mostra o que a dependência do estado faz a uma economia, e podemos olhar para a Venezuela e ver o que acontece por lá economicamente falando.

Há uma frase que resume bem como se sentem os otimistas no mundo.

Diz a economista Jennifer Mckeown, da consultoria londrina Capital Economics;

"Os preços em queda trazem um impulso bem-vindo à renda"

Ou seja, o mais perigoso dos movimentos econômicos, a deflação, é tido como impulso à renda pelos economistas politicamente corretos e sociais. Ela está tentando justificar a queda do PIB da zona do Euro, os 9,4% de desemprego, o maior em mais de uma década, e a queda bruta dos preços e vendas. Na Espanha o desemprego atingiu a taxa de 18%.

Enquanto isso tudo acontece, nos aqui no Brasil também comemoramos. Para uma economia que cresceu porque exportava bilhões de dólares para os países que estavam na antiga festa, agora vai crescer a taxas de 4% ao ano a partir de agora, aliás, já estamos crescendo desde o anuncio, mês passado, de que a nossa areia movediça é mais firme do que as dos outros.

O mundo está estudando o que deve fazer com respeito à globalização. A tecnologia da informação veio para ficar e amarra o mundo todo na internet e em novos conceitos de comunicação. O G-20 quer controlar os paraísos fiscais e as transações de dinheiro roubado, ou ganho ilicitamente, não importa a forma. Será que consegue?

A verdade nua e crua é que o comércio internacional está acontecendo somente em direção a China. Como se a China sozinha pudesse suportar a sustentação do Globo, a China não será o Atlas deste século.

As previsões mostram um mundo onde nada vai dar errado. Estão subestimando o poder do emprego nas economias. Sem ele não há renda nem em curto prazo nem em longo prazo. Como o comércio internacional é 40% menor do que foi e não tem nenhuma perspectiva ainda de retomada, assim também é com os empregos. Como vocês não são da platéia do Lulla, não preciso explicar o que vem em seguida ao desemprego.

Mas eu vou colocar um dado aqui tirado de um artigo de um jornal americano que é preocupante.

O artigo inteiro esta aqui.

http://www.marketwatch.com/story/insiders-have-quickened-the-pace-of-their-selling-2009-07-28

Diz lá que qualquer gerente de companhia americana que tem ações de sua própria companhia deve informar as autoridades quando compram ou vendem essas ações.

Esse relatório é público e mostra que esses gerentes e diretores estão vendendo suas ações rapidamente nesta alta recente e absurda que a bolsa vem experimentando. A malandragem está tomando conta do mundo em todos os lugares. É efeito da falta de dinheiro.

O analista do artigo não sabe se sai correndo ou andando da bolsa com suas posições.

Há mais por lá. O artigo que trata dos imóveis comerciais nos EUA, Ásia, e Europa é aterrorizante. Diz lá que a queda de renda neste tipo de negocio já é da ordem de 3 trilhões de dólares e outro tanto na desvalorização dos imóveis. Se você está procurando um escritório para alugar não se preocupe, o mundo oferece milhões de unidades vagas quase de graça. O presidente do FED disse semana passada, que não sabe como os EUA irão resolver essa questão, que promete ser o irmão maior do subprime.

Quando se trata de navegação internacional o problema é grave mesmo. 40% da frota mundial de navios e super-navios está simplesmente parada nos portos, e dizem, não há perspectivas de que irão se mover em curto prazo.

O que não se fala nos jornais é que as previsões dos analistas e governantes foram duas vezes piores do que eles previram. Por todos os cantos do mundo os dados deste último trimestre vieram duas vezes piores do que as piores previsões dos economistas, tanto em crescimento, quanto em qualquer outro tipo de dado econômico. No entanto o futuro é promissor. Claro que teremos de olhar as coisas como aquela economista inglesa, ou como o Mantega, ou qualquer outro ministro mamador das nossas tetas. Nada irá dar errado na era Lulla marolinha.

O que se assiste no mundo é o seguinte minha gente:

1. O mundo trava uma guerra sem fronteiras contra o terrorismo. Não se enganem Obama é ciente disso, e está lutando a guerra da mesma forma que Bush lutou. É uma aventura militar no oriente médio sem precedentes em gastos públicos.

2. Há uma massiva concentração de renda no globo e as populações estão sendo atacadas pela globalização e sendo posta aos milhões frente à pobreza. Enquanto isso o processo de migração para os países mais ricos está acontecendo e a crise deverá agravar tal movimento. Os problemas acontecerão pela incapacidade de estender benefícios sociais a essa população.

3. A crise está destruindo milhões de famílias e suas economias.

4. Os governos fazem de tudo para deixar a opinião publica às cegas sem informação do que realmente está acontecendo nos bastidores da crise, usando frases de efeito tipo:

“o pior já passou”

“a recessão acabou”

“há claros sinais de recuperação econômica”

“essa gripe mata menos que a gripe normal”

É uma guerra de desinformação em andamento. Pior, as esmolas para controlar a população estão crescendo em valores e tendem a mitigar a fome até certo ponto da historia. Haverá um momento que não será mais possível atender a todos.

Onde está essa corda para eu agarrar?

Opa! Acabo de ver mais uma frase de efeito. Diz o governo “liberar remédio fará o vírus se fortalecer”

Isso é um remédio para matar o vírus ou um fortificante?


Transcrito de Nathal & Candlesticks:

http://nathal.zip.net/

Nenhum comentário: