domingo, 20 de setembro de 2009


PALESTRA DO GEN. HELENO EM SÃO PAULO.


Meus Camaradas,
Alguns de vocês pediram-me para relatar sobre a palestra do General Heleno, na manhã de hoje, no Círcolo Italiano, no edifício Itália, promovido pelas potências maçônicas de São Paulo. O auditório estava repleto e seletivo. A grande maioria dos presentes foi composta por líderes maçons, alguns Oficiais da Reserva, o Delegado da ADESG/SP.
General Heleno, em uniforme de campanha, quebrou o protocolo. Diante dos aplausos que não terminaram, ele disse que poderia ir embora, por nada mais a ter que falar.
General Heleno disse que o encontro não seria uma palestra mas uma conversa, tipo bate-papo; que assumia para si toda a responsabilidade pelo que iria dizer; que não faria críticas às autoridades, sim às Instituições; que, sua fala não teria caráter político. A bem da verdade, o general deu a entender que permanecerá na ativa, no período que lhe resta - um ano e três meses, totalmente dedicados ao Exército. Esta foi uma elegante resposta para neutralizar rumores sobre sua candidatura à Presidência da República.
Sobre a região da Amazônia, passou aos presentes uma visão atual dos 11.000 Km de fronteira, com seus antagonismos e óbices, inerentes às subregiões. Falou sobre o esforço do Exército e o cenário futuro , mergulhado no improviso das nações, sob a égide de que "tudo pode acontecer".
Ao final, cumprimentei o General Heleno, sempre atencioso e cortês. Imediatamente, após minha saída, fui solitariamente tomar meu café expresso e me pus a pensar:
1. General Heleno sabe perfeitamente que sua candidatura enfrentaria forte e terrível fogo de barragem dos inimigos, atuais detentores do Poder que têm dinheiro e o Estado aparelhado, sob controle.
2. As elites empresariais e financeiras dão mostras de ampla satisfação e regozijo, em face do atendimento dos seus interesses.
3. A massa (povo) está inerte, porque dopada com as benesses do bolsa família, acompanhada de futebol, carnaval e muito pagode.
4. General Heleno, no Poder, seria o nosso Charles De Gaule que, praticamente foi tirado de sua casa para salvar a França. General Heleno tem caráter, honra e honestidade. É militar de puro sangue que não vende sua alma e não conjuga o verbo trair.
5. Concluo que, neste período de incertezas, é estratégico tê-lo no Exército porque, este velho analista, não esquece de duas importantes frases:
  • " Nada é o que parece "
  • " Tudo pode acontecer, como nada pode acontecer"
Recebido por e-mail. Texto escrito por um colega esguiano.

Um comentário:

Anônimo disse...

O colega faz um artigo e não assina? Assim, o artigo não tem valor, passa a ser um mero comentário.