quinta-feira, 24 de setembro de 2009


Zelaya nega comida aos brasileiros na embaixada.

Deu em O Globo:

Abrigados desde segunda-feira na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, simpatizantes do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, recusaram-se a dividir a comida recebida de organismos internacionais com os funcionários brasileiros da representação diplomática. Segundo relatos, as tropas golpistas sitiaram a embaixada e proíbem a entrada de mantimentos. — A ONU mandou alguma comida para a embaixada e quem recebeu foi o pessoal do presidente Zelaya. Como ninguém nos ofereceu comida, fomos pedir a um auxiliar de Zelaya, mas ele disse que a comida era só para eles (hondurenhos) — disse Isabel Cabral, funcionária da embaixada brasileira que mora há 30 anos em Honduras. Até anteontem havia 16 funcionários na embaixada. Doze foram retirados na terça-feira à noite com ajuda da Embaixada dos Estados Unidos, que forneceu pessoal de segurança e um micro-ônibus. Na representação diplomática ficaram apenas o encarregado de negócios, Francisco Catunda, único diplomata brasileiro em Honduras, um técnico em comunicações também brasileiro, um motorista e um mecânico, ambos hondurenhos. As tropas da polícia e do Exército que sitiaram a embaixada desde terça-feira de manhã não permitem o acesso à representação diplomática brasileira. —Tentamos levar comida e algumas vestimentas para o nosso pessoal, que está desde segunda-feira só com a roupa do corpo, mas fomos impedidos de passar — disse Isabel. Segundo ela, o jeito foi mandar um "saquinho" com comida por meio de um vigia. — A empresa de segurança que presta serviços para a embaixada conseguiu autorização para trocar o guarda. Aproveitamos para mandar um saquinho com comida — relatou Isabel.

Transcrito do Blog "Coturno Noturno":

http//: www.coturnonoturno.blogspot.com


Comento:
É inaceitável que o Grupo Globo continue a tratar o governo de Honduras como golpista, especialmente depois da divulgação do estudo do Serviço de Investigação do Congresso Americano, uma agência apolítica, concluindo pela legalidade da destituição do ex-presidente Zelaya. Tudo foi realizado dentro das normas constitucionais de Honduras,que estabelece um arcabouço jurídico muito bem elaborado para dar estabilidade política e tranquilidade social e econômica ao simpático povo hondurenho, evitando históricas atribulações sucessórias promovidas pelas ambições pessoais de caudilhos como o Sr. Zelaya . Hoje, depois de mais de 60 anos de vida, pela vez primeira e de maneira intensa, eu tenho vergonha de ser brasileiro. Estou presenciando coisas inacreditáveis, até o Hino Nacional, dentro de uma casa legislativa, foi desrespeitado, e nada aconteceu, apesar da legislação específica que regula a utilização dos Símbolos Nacionais.





Um comentário:

Marcelo Tuttman disse...

Assino embaixo. Realmente é vergonhosa - nesse "imbroglio" chavista em Honduras - a atitude desses pelegos que governam nosso amado País, cujas tradições de equilíbrio diplomático não merecem o vilipêndio que os Marcos Aurélios Garcias e os Celsos Amorim ora cometem com a nossa reputação internacional. "Delenda est Cartago"! Acorda de teu berço esplêndido, ó Brasil de Rio Branco !