quarta-feira, 4 de abril de 2012




OS CRISTÃOS VERDADEIRAMENTE EVANGÉLICOS E OS OUTROS DOGMÁTICOS

José Reis Chaves

Os espíritas adotam uma teologia exclusivamente bíblica e evangélica, tanto na teoria como na prática.

Sem querer fazer sectarismo, eu tenho demonstrado que o espiritismo é a religião cristã mais bíblica e mais evangélica, e que os líderes religiosos de outras crenças cristãs usam a Bíblia, erradamente, para atacarem-no. E assim nada melhor do que nós usarmos também a própria Bíblia para demonstrar-lhes as verdades ignoradas por eles.

O clero católico, geralmente, não ataca mais o espiritismo. Já os líderes protestantes e evangélicos, em sua maioria, continuam atacando-o. E fazem isso, salvo raras exceções, porque têm medo de perder dizimistas. Mas como ensina o dito, a mentira tem pernas curtas. E assim é que, em 1930, os espíritas eram presos por estarem assistindo a uma palestra num centro espírita. Hoje, cerca de 80% dos católicos de cidades maiores e de porte médio frequentam as casas espíritas. Mas ainda existe uma minoria de católicos e uma maioria de protestantes e evangélicos com mentalidade semelhante à de 1930. Porém, com a evolução, eles ainda vão encontrar também a verdade, se não nesta reencarnação, numa outra, pois a misericórdia de Deus, por ser infinita, não cessa com a morte do homem de barro. E, como prometeu o excelso Mestre, nada ficará oculto.

E vamos aos fatos. “Eu era um bom rapaz, por isso caí num corpo perfeito.” (Sabedoria 8:19 e 20). Aqui são claras a preexistência do espírito, antes da concepção, a lei de causa e efeito ou cármica e a reencarnação. Mas no tumultuado e polêmico Concílio Ecumênico de Constantinopla (553), por influência do imperador Justiniano e sua esposa Teodora, um dogma condenou a reencarnação, que, até então, era aceito pela Igreja. “Temos dois corpos, um material e outro espiritual, ressuscita o espiritual.” (1 Coríntios 15:44). “Os ressuscitados são iguais a anjos.” (são Mateus 22:30). Ora, anjos não têm corpos. O Espírito Santo, pela Bíblia, é o espírito que somos. “Farei levantar-se entre vós um homem de um Espírito Santo chamado Daniel.” (Daniel 13: 45). “Nosso corpo é santuário de um (no original grego é “de um”) Espírito Santo.” (1 Coríntios 6:19). Mas há um dogma que diz que o Espírito Santo seria o da Santíssima Trindade, a partir do Concílio Ecumênico de Constantinopla (381). Entre os teólogos e exegetas sinceros e de bom senso, embora isso seja reservado, não se discute mais que o espírito de Elias é o mesmo de João Batista. (Mateus 11:14; 17:13; e 11: 9 e 10; e Malaquias 3:1; 4:5). Realmente, o espírito de Elias é o mesmo de João Batista e o Precursor de Jesus. E quem negar que Elias é o próprio João Batista, nega também a profecia de Malaquias de que Elias é o Precursor. E quem seria o Precursor de Jesus, se não fosse João Batista o próprio Elias?

Com o devido respeito, tenho dito que, infelizmente, todo dogma é polêmico, e é polêmico, justamente, porque não tem o apoio bíblico, e quando não é contra a Bíblia.

Todas as igrejas cristãs vivem mais em torno dos dogmas, sendo, pois, mais dogmáticas do que bíblicas e evangélicas. O espiritismo é a exceção, já que segue a Bíblia e, principalmente, o evangelho, pelo que é a única corrente cristã verdadeiramente evangélica. Daí que ele é furiosamente atacado com todas as armas, inclusive as mentirosas e caluniosas, pelas demais correntes cristãs, exceto, hoje, pela Igreja!


PS:

Veja notícias de eventos espíritas, entrando em

http://ismaelgobbo.blogspot.com/



Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO, pode ser lida também no site www.otempo.com.br Clicar “TODAS AS COLUNAS”. Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP) e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) – www.literarium.com.br - e meu e-mail: jreischaves@gmail.com Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail: contato@editorachicoxavier.com.br e o telefone: 0800-283-7147.


Recebido por e-mail.


Nenhum comentário: