terça-feira, 19 de março de 2013




UM PARADIGMA DE FÉ ORTODOXO, EIS O QUE FAZ DA IGREJA UM PARADOXO

José Reis Chaves*
   Para a Bíblia a fé é a certeza de coisas esperadas que não se veem. (Hebreus 11: 1). Mas ela não defende a fé irracional e cega.
   Uma autoridade católica importante disse na mídia: A Igreja precisa de reformas urgentes que a adaptem ao mundo de hoje. Seria um adeus à velha teologia ortodoxa em decadência?
   A nossa verdade é relativa e mutável. Só a de Deus é absoluta e imutável. E a verdade religiosa muito evolui. Ademais, o que os teólogos mais fizeram no passado foi tentar, em vão, definir Deus. E acabaram anulando a sua imutabilidade, confundindo Deus com os mitológicos, atribuindo-Lhe características humanas e até três pessoas, o que é um escândalo para os judeus e os islâmicos.
  E os teólogos da Igreja oficial, apoiada pelos imperadores romanos, transformaram suas idéias polêmicas em dogmas, que foram impostos pela força e com o ensino de que foi Deus que os inspirou nas suas ideias, o que na verdade é fruto do seu próprio ego! E ai de quem negasse um dogma! Com isso, doutrinas polêmicas teológicas cristãs existem até hoje.
   Com o estudo mais profundo da Bíblia houve mais polêmicas e mais divisões entre os cristãos. E há séculos que a Igreja está na mesmice, parada no tempo e no espaço. Assim, algumas doutrinas polêmicas ainda estão indevidamente na Igreja até hoje, prejudicando-a seriamente,pois ela está perdendo terreno para outras religiões, para o grupo dos sem religião e até para o materialismo.
  O ecumenismo é frágil entre os cristãos. E não haverá diálogo inter-religioso verdadeiro, e nem uma convivência pacífica entre a Igreja e a Ciência, enquanto ela, a Igreja, não reinterpretar suas doutrinas dogmáticas polêmicas, que, cada vez mais, vão caindo no descrédito, principalmente entre os intelectuais. Também as igrejas protestantes e evangélicas estão envolvidas, em parte, com essas questões teológicas polêmicas, pois elas têm herdado vários erros da Igreja do passado.
   A renúncia de um papa é sinal de uma crise muito séria na Igreja. Vou arriscar-me, pois, a dizer o que muitos padres, bispos e cardeais sabem, mas não podem falar! Aliás, às vezes, nem o próprio papa pode falar! Além das razões apresentadas por Bento XVI para a sua surpreendente renúncia, existem também pressões secretas teológicas guardadas a sete chaves, pois a teologia é a vida da Igreja! E lembro aqui que ele mesmo disse que existe hipocrisia na Igreja. E não estaria essa hipocrisia relacionada com uma crença fingida de teólogos favoráveis ou contrários a possíveis mudanças teológicas que ele, grande teólogo que é, quis fazer, mas se viu impotente para concretizar seu desejo?
   E essas questões teológicas polêmicas têm deixado frios os católicos em sua fé. Por isso mesmo, essa fé fraca não tem servido de freio à imoralidade nem do próprio clero católico! E agora, no Terceiro Milênio, então, a Igreja se vê num dilema com seu paradoxo doutrinário insustentável ou, como se diz, num beco sem saída!
  -- //--
*Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar o item “TODAS AS COLUNAS”. Podem ser feitos comentários abaixo da matéria sobre ela e outros comentários. Ela está liberada para publicações. José Reis Chaves é autor dos seguintes livros: “Presença Espírita na Bíblia“, Ed. Chico Xavier em Parceria com a Ed. Sinal Verde, SP; “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM, SP; “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”. Ed. EBM, SP; “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Ed. e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia, MG; e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte, MG, www.literarium.com.br
Seus livros podem ser adquiridos diretamente com o autor: Telefone (31) 3373-6870 Email: jreischaves@gmail.com com a Ed. Chico Xavier, www.editorachicoxavier.com.br Telefone: 0800-283-7147, a Ed. Sinal Verde: www.sinalverdelivros.com.br Telefone:(11) 2409-1540, e com a Ed. EBM www.ebmeditora.com.br Telefone (11) 3186-9766.

Recebido por e-mail.

 

Nenhum comentário: