quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Situação dramática em Santa Catarina.

VEJA AS IMAGENS DE ITAJAÍ

Itajaí foi completamente coberta pelas águas: calamidade total. (UOL)

Mega atacado da Wall-Mart foi esvaziado durante a tarde (Estadão)

Relato que segue está no Blog Tragédia em Santa Catarina, do site do jornal O Estado de São Paulo.

A cidade portuária de Itajaí vive uma situação de calamidade em virtude da enchente.

A combinação de fome e desespero proporcionou ontem à tarde, em Itajaí, a cena mais transparente da calamidade em que se encontra a cidade portuária, por causa da enchente.

Mais de mil flagelados arrombaram o portão e as portas de um megamercado de 8 mil metros quadrados, no Bairro São Vicente. Levaram tudo o que podiam.

Foi o terceiro estabelecimento saqueado em menos de 24 horas. Outros dois supermercados que também estavam fechados foram arrombados na cidade.

O secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Ronaldo Benedetti, ordenou reforço policial tão logo recebeu as denúncias sobre saques nas áreas atingidas. Itajaí já tem cerca de 20% de policiais a mais nas ruas e os policiais estão atirando para inutilizar os botes que transportam mercadorias saqueadas.

Com água pela cintura, a multidão rompeu no início da tarde o cordão de isolamento formado por 20 policiais militares.

Eles cercavam o Maxxi Atacado, da Rede Wal-Mart, desde as 10h30. Mais três tentativas de isolar os portões foram feitas pelos policiais e quase todo o efetivo disponível na cidade foi enviado para o local, mas a polícia não conseguiu mais do que controlar a entrada e a saída dos desalojados.

O saque em massa começou às 13 horas e o estoque de alimentos e utensílios do atacado se esgotou por volta das 17 horas.

Transcrito do Blog do Aluízio Amorim - em 26 de novembro de 2008.

Comento:
A situação de Santa Catarina é dramática, o povo daquela região, ordeiro e trabalhador, merece todo o nosso apoio. O desespero começa a tomar conta da população, especialmente face a demora de medidas emergenciais do governo federal.

Nenhum comentário: