quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


Exemplo educacional


Acaba de ser pré-qualificado para o Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC) o Programa de alfabetização Além das Letras.

A publicação, que reúne os melhores programas de ensino-aprendizagem do Brasil, funciona como um referencial de qualidade para orientar escolas e sistemas de ensino na implementação de projetos utilizando tecnologias educacionais que contribuam para a elevação da qualidade da educação básica.

Curioso é que, em vez de apostar em iniciativas brasileiras como estas - do Instituto Avisa Lá e do Instituto Razão Social -, o governo $talinácio vem com mais uma demagogia de contratar uma consultoria cubana para ensinar pescadores a ler e escrever.

Ideologizando

O programa cubano - chamado Sim, eu posso, ou Yo, sí puedo, no original - promete alfabetizar uma pessoa após 65 aulas em vídeo, um tempo recorde para cursos do tipo, que costumam durar de seis a oito meses.

Para implantar o método, técnicos cubanos foram enviados aos cinco Estados onde o projeto está sendo implementado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.O governo de Raúl Castro cedeu os filmes e enviou os consultores.

E o Brasil paga as despesas deles no País, mesmo tendo métodos aducacionais mais eficientes, mais brasileiros e menos ideológicos.

Transcrito do Blog "Alerta Total":
http://www.alertatotal.net/

Nenhum comentário: