domingo, 26 de agosto de 2012



ATÉ PARECIA AULA DE ENSINO DOGMÁTICO E NÃO O PROGRAMA “FANTÁSTICO”

José Reis Chaves

   Estranhei que a talentosa produção da Rede Globo de TV tenha criado uma seção materialista no seu mais famoso programa das noites de domingo, da TV brasileira, o Fantástico. Refiro-me ao de 5-8-2012.
É ingenuidade e até antipopular querer negar a existência dos fenômenos de aparições e manifestações de espíritos (fantasmas). A própria Bíblia está cheia deles. (Atos 12: 15; Deuteronômio capítulo 18; e 1 Samuel capítulo 28). Por que o Fantástico, ao contrário, não apresenta os resultados científicos desses fenômenos? Não bastou a decepção com o nosso irmão Quevedo?
   Quevedo foi até suspenso pela Igreja, durante 6 anos, de suas funções sacerdotais, porque ele negou, inclusive, a realidade católico-espírita das aparições de Lourdes e Fátima. Eu fiz um curso de parapsicologia com ele, quando eu era aluno de Comunicação e Expressão na PUC-Minas. E ele dizia que foi estudar parapsicologia para destruir o espiritismo. Mas a sua parapsicologia religiosa dogmática, e não científica, passou, enquanto o espiritismo cresce grandemente dentro de todas as religiões existentes no mundo, e dá um golpe fatal no materialismo. E, hoje, os espíritas não são mais presos!
   Os exemplos apresentados tiveram explicações fantasiosas e não, pois, convincentes, não provando, em absoluto, que não existem os verdadeiros fenômenos de casas e castelos assombrados, de ouvir vozes e ruídos nas madeiras, e de aparições de pessoas mortas, os quais são universais e têm sido estudados, com o máximo rigor científico, por renomados cientistas de todo o mundo, que comprovaram a sua realidade. No espiritismo, há milhares deles, alguns dos quais são até detentores de Prêmio Nobel, como Charles Richet e William Croques.
   A madeira quente estala. E a lenha no fogo até chora, como diz o povo. Mas existem os fenômenos verdadeiros envolvendo espíritos, inclusive com sons inteligentes e interpretados por palavras nas manifestações dos espíritos (tiptologia, “raps” e “rappings”), o que só pode vir de um ser inteligente, um espírito. Os materialistas dizem que os fenômenos vêm do inconsciente, mas é justamente pelo inconsciente ou estados alterados de consciência (alfa, teta e delta) que os espíritos se manifestam. E, se um fenômeno é inteligente, é porque sua causa, o espírito, é também inteligente. O fenômeno não é, pois, simplesmente de madeira aquecida estalando e nem alucinação, ou todo mundo é e está sempre alucinado? As exceções existem, porque existem as regras que, porém, não podem ser anuladas pelas exceções.
  Não há fenômenos sobrenaturais, no sentido de que eles são anulações das leis perfeitas de Deus. E, por isso, elas são imutáveis. E porque eles são realizados por espíritos, e não Deus, são naturais. Hebreus 1:14). Quem diz o contrário, é supersticioso.
  E as “mágicas” e as explicações dos “juízes” materialistas dos episódios do Fantástico são como nem as dos dogmas cristãos, que respeito, mas que são dogmas exatamente porque são doutrinas que entram em choque com a razão, a lógica e a própria Bíblia. E, no passado, ai de quem negasse um dogma!   E é por isso que vingaram.
   E os tais de “juízes” materialistas desacreditados até lembram os eclesiásticos do passado, com seus “imprimatur” e o “nihil obstat”. Acredite neles quem quiser! 
 
PS:
1) Seminário da Luz da Seicho-No-Ie, orientador: Ênio Maçaki Hara. Em 22-9-2012, Três Corações (MG), e 23-9-2012, BH. Informações: (31) 3411-7411.
2) Aos leitores portugueses de O TEMPO, informo que farei palestras no XIX Fórum Espírita Nacional, de 14 a 17-9-2012, em Leiria (Portugal).
3) Estréia, em 30-8-2012, às 20:00h, o programa “Presença Espírita na Bíblia”, às quintas, às 20:00h, com reprise aos domingos, às 23h00, e às segundas, às 04:30h, na Rede Mundo Maior de TV e TVCEI, na Grande SP, por parabólica (no interior todos têm parabólica), para toda a América Latina, a cabo, por alguns canais abertos, e pela internet, com apresentação deste colunista de O TEMPO, respondendo perguntas. Para saber mais:


E-mail para perguntas e sugestões:
Este com a sigla do programa:

Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar “TODAS AS COLUNAS”. Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões", Ed. EBM (SP), "O Espiritisom Segundo a Bíblia", Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP)  e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) –  www.literarium.com.br -  e meu e-mail: jreischaves@gmail.com Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail:  contato@editorachicoxavier.com.br    e o telefone: 0800-283-7147.

Recebido por e-mail.

Nenhum comentário: